Projeto Fundo ECOS

Medicina tradicional Tenetehar – conexão ancestral corpo, mente e espírito mulheres guajajara pin Araribóia

Ano de início

  • 2021
Duração6 meses
Valor totalR$ 50.000,00
Doador
USAID

Objetiva incentivar e fortalecer as práticas relacionadas a medicina tradicional das mulheres Guajajara da região da Lagoa Comprida, por meio do conhecimento sobre as plantas e como utilizá-las em tratamentos que conecte corpo mente e espírito. Contemplará 15 mulheres que receberão um kit inicial para realizarem as atividades fármacos da medicina tradicional Tenetehara no curso e pós curso. Metodologias participativas construirão momentos para estudos e vivencias que serão registrados através de vídeos que comporão um acervo para consultas futuras.

Objetivo do projeto: Objetiva incentivar e fortalecer as práticas relacionadas a medicina tradicional das mulheres Guajajara da região da Lagoa Comprida, por meio do conhecimento sobre as plantas e como utilizá-las em tratamentos que conecte corpo mente e espírito. Contemplará 15 mulheres que receberão um kit inicial para realizarem as atividades fármacos da medicina tradicional Tenetehara no curso e pós curso.

Principais ações realizadas:O projeto foi fundamental para o fortalecimento dos saberes tradicionais através das oficinas e momentos de troca no curso de todo o projeto. As relações pessoais também foram fortalecidas porque todas as mulheres trabalharam em parceria, desde a coleta da matéria-prima na mata até a produção dos medicamentos tradicionais.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Amarante do Maranhão (MA)
Bioma: 
Temas: 
Público: