O projeto “Manejo Integrado e Sustentável de Paisagem no bioma Cerrado no Brasil e Paraguai”, ou projeto Ceres – Cerrado resiliente, é executado pelo WWF-Holanda em parceria com ISPN, WWF-Brasil e WWF-Paraguai, com recurso da União Europeia. O projeto teve início em agosto de 2020 e está previsto para encerrar em julho de 2024. No Brasil, a área de abrangência do projeto é o bioma Cerrado e sua área de transição com ênfase nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso do Sul.
O objetivo geral do Ceres é promover o manejo integrado e sustentável de paisagens no Cerrado, com inclusão socioeconômica, proteção da sociobiodiversidade e mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O projeto possui três objetivos específicos sendo eles: (i) Promover a adoção de práticas sustentáveis a partir de sistemas produtivos alimentares inteligentes ao clima nas paisagens; (ii) Promover a conservação por meio do uso sustentável da biodiversidade e fortalecimento das áreas protegidas; (iii) Promover políticas públicas e privadas para a adoção de práticas de segurança alimentar, acesso à água, manejo sustentável de paisagens e redução da conversão de ecossistemas naturais.
Desde março de 2020, a pandemia de COVID-19 vem afetando severamente a população brasileira, notadamente populações rurais mais vulneráveis e menos favorecidas. O 32o Edital PPP-ECOS – Ceres, lançado em julho de 2021, visa apoiar organizações de base comunitária e de assessoria do bioma Cerrado no sentido de minimizar os impactos causados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia.