Você sabia que dá para conciliar alimentação saudável nas escolas e fortalecimento da economia no campo? A Cooperativa Agroecológica pela Vida do Cerrado Sul Maranhense (COOPEVIDA) é um exemplo desse ciclo sustentável ao comercializar a produção de seus cooperados, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para escolas municipais de São Raimundo das Mangabeiras (MA). São cerca de 18 variedades de produtos da agricultura familiar, como polpas de frutas, feijão, abóbora, macaxeira, alface, melancia e banana. Uma delícia! E todos produzidos sem uso de ̷agrotóxicos e respeitando a natureza.
“Isso garante alimentos agroecológicos para as crianças, além de gerar trabalho e renda, motivando a permanência no campo e o fortalecimento da agricultura familiar”, conta a agricultora familiar Marenice de Sousa. Para o também agricultor Joaquim de Sousa, ainda há impacto para a economia local: “nós passamos a estar tanto no espaço social como no econômico”, diz.
A COOPEVIDA recebe apoio do fundo independente para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), com financiamento do Fundo Amazônia.
Diversidade no Prato: Como Viabilizar Alimentos de Povos Indígenas e Comunidades Locais no PNAE?
Quer entender mais sobre o PNAE e a importância da agricultura familiar nas escolas? Confira a mesa de debate sobre o tema realizada pelo ISPN e parceiros dentro do Terra Madre Brasil 2020, clique aqui.