Projeto Fundo ECOS

ÁGUAMEL: criando abelhas, produzindo alimentos e gerando renda na Aldeia Água Branca – Nioaque (MS)

Ano de início

  • 2021
Duração18 meses
Valor totalR$ 80.000,00
Doador
Projeto Ceres

O projeto AGUAMEL envolve produtores indígenas Terena que buscam implantar em sua comunidade um projeto de apicultura. Com foco em 10 produtores que já trabalham com abelhas de forma rudimentar, o projeto será uma alternativa de aprimoramento das práticas de produção. O resultado deste processo deve beneficiar 95 famílias da comunidade que terão acesso à produção do mel, assim como a escola indígena com a aquisição do produto para a merenda escolar.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Apoio para a implantação de dez apiários de criação de abelhas na aldeia Água Branca da Terra Indígena Nioaque (MS) é o objetivo deste projeto de grande importância para o desenvolvimento sustentável da paisagem ecossocial local.

Principais ações realizadas:Com foco no fortalecimento do trabalho dos agricultores e agricultoras indígenas, foram adquiridos os equipamentos para produção e beneficiamento do mel e realizadas atividades de capacitação sobre comercialização do mel para o mercado institucional, como os programas PNAE e PAA, em parceria com o SENAR além de curso de meliponicultura em parceria com a AGRAER. Uma atividade extra permitiu a capacitação das famílias em Gestão de Empreendedorismo, Planejamento e Administração de Negócios Rurais, realizado também pela parceria com o SENAR.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Nioaque (MS)
Bioma: 
Público: 
Espécies: