Projeto Fundo ECOS

Foto: Fernando Soares

Babaçu Fonte de Vida: quebradeiras articuladas, cuidando da natureza

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 124.672,00
Doador
Fundo Amazônia

Fortalecimento do agroextrativismo, com foco no aperfeiçoamento da gestão e no processamento coletivo, na qualificação e diversificação da comercialização dos produtos do babaçu, no acesso a mercados e na construção de propostas a partir da realidade local, com destaque à formação de Conselho Local e à parceria com a empresa Suzano.

Objetivo do projeto: Promover o fortalecimento de organizações, envolvendo as três RESEX atendidas no projeto, aumentando e aperfeiçoando o agroextrativismo e o processamento coletivo, qualificando e diversificando a comercialização dos produtos do babaçu.

Principais ações realizadas:Ampliação e reforma de duas unidades de beneficiamento para adequação às normas sanitárias, beneficiando a atividade agroextrativista de sete associações que processam o coco babaçu e que integram o Conselho Comunitário das Quebradeiras de Coco Babaçu da Estrada do Arroz.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social
  • Inclusão Produtiva

Ficha técnica

Município principal:Cidelândia (MA)
Bioma: 
Público: 
Espécies: 

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto

Bárbara, filha de quebradeira de coco, é uma das artesãs da Pindowa (Suzano/Fernando Soares)
Barbara da Silva é quebradeira de coco babaçu, tem 25 anos e conta que sempre anda com um caderninho para anotar os ensinamentos e causos que as mais velhas de sua comunidade têm para contar. Essa ligação com as histórias de suas antepassadas foi uma das responsáveis para a jovem se engajar com o Projeto […]