Projeto Fundo ECOS

Cerrado vivo e sustentável: conhecimento, produção de alimentos e práticas sustentáveis fortalecendo a convivência com o Bioma

Ano de início

  • 2022
Duração18 meses
Valor totalR$ 141.644,00
Doador
Projeto Ceres

O projeto se propõe a atuar no fortalecimento da articulação comunitária em rede, com foco na auto organização de jovens e mulheres, capacitando-os para identificação de problemas e desenvolvimento de ações de forma autônoma, assim como o desenvolvimento de iniciativas de comunicação, através de materiais impressos, em vídeo, áudio e redes sociais, a ser desenvolvido por um coletivo de comunicação formado por jovens das comunidades e o fortalecimento da produção de alimentos de forma sustentável, através do acompanhamento de quintais produtivos, promovendo praticas que preservem o solo e a biodiversidade e economize água. Deve-se ainda, através desse processo, incidir sobre o poder público local e sobre a sociedade regional por uma posição favorável ao desenvolvimento de políticas de defesa do Cerrado e dos direitos das populações do Bioma.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Fortalecer a convivência sustentável com o Cerrado e a defesa do bioma através do fortalecimento comunitário (defesa do Cerrado e dos direitos das populações), disseminação do conhecimento e promoção de alimentos de forma sustentável (estimular a produção camponesa em quintais), promover experiências de segurança alimentar e de proteção do Cerrado.

Principais ações realizadas:Foram realizadas as atividades iniciais de planejamento do projeto junto a equipe técnica, as reuniões inciais com a juventude para a formação e organziação do coletivo. Estão sendo feitas ações de articulação e denúncia contra os impactos da mineração ao Cerrado e anúncios sobre a produção e biodiversdade existente na região. Estão acontecendo as oficinas de comunicação popular.

Ficha técnica

Município principal:Caetité (BA)
Bioma: