O projeto “Educação ao crédito no agroextrativismo: Fundo Rotativo Solidário do Núcleo do Pequi” visa implementar a tecnologia social do Fundo Rotativo para acesso ao capital de giro, concentrando-se no fortalecimento da rede de associações e cooperativas agroextrativistas do Núcleo do Pequi. O foco é a melhoria da estrutura organizacional, a ampliação da articulação externa e a otimização da gestão da produção, comercialização e finanças.
O Fundo Rotativo apoiou 5 projetos na sua primeira rodada, contribuindo com capital de giro para financiar as operações comerciais e produtivas a partir do desenvolvimento e implementação de planos de negócios participativos. Para garantir a boa execução do recurso, a equipe do projeto ofereceu diversos tipos de assessoria relacionadas à gestão contábil, elaboração dos planos de negócios e elaboração de projetos para o acesso ao Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio) e aos mercados institucionais de alimentos.
Adicionalmente, uma oficina sobre emissão de notas fiscais foi conduzida para as associações membros do Núcleo do Pequi, visando fortalecer suas práticas comerciais e financeiras, além da realização de campanhas de comunicação para os empreendimentos Sabores do Agreste, Mulheres do Cerrado e Pectina, com o objetivo de melhorar a divulgação e o escoamento dos produtos.