Projeto Fundo ECOS

Educação ao Crédito no Agroextrativismo: Fundo Rotativo Solidário do Núcleo do Pequi

Ano de início

  • 2021
Duração14 meses
Valor totalR$ 78.500,00
Doador
Projeto Ceres

O projeto “Educação ao crédito no agroextrativismo: Fundo Rotativo Solidário do Núcleo do Pequi” visa implementar a tecnologia social do Fundo Rotativo para acesso ao capital de giro, concentrando-se no fortalecimento da rede de associações e cooperativas agroextrativistas do Núcleo do Pequi. O foco é a melhoria da estrutura organizacional, a ampliação da articulação externa e a otimização da gestão da produção, comercialização e finanças.

O Fundo Rotativo apoiou 5 projetos na sua primeira rodada, contribuindo com capital de giro para financiar as operações comerciais e produtivas a partir do desenvolvimento e implementação de planos de negócios participativos. Para garantir a boa execução do recurso, a equipe do projeto ofereceu diversos tipos de assessoria relacionadas à gestão contábil, elaboração dos planos de negócios e elaboração de projetos para o acesso ao Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio) e aos mercados institucionais de alimentos.

Adicionalmente, uma oficina sobre emissão de notas fiscais foi conduzida para as associações membros do Núcleo do Pequi, visando fortalecer suas práticas comerciais e financeiras, além da realização de campanhas de comunicação para os empreendimentos Sabores do Agreste, Mulheres do Cerrado e Pectina, com o objetivo de melhorar a divulgação e o escoamento dos produtos.

 

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: O objetivo deste projeto é o apoio à criação do Fundo Rotativo Solidário do Núcleo do Pequi, para formação e manutenção de capital de giro como mecanismo de redução de impactos da crise financeira imposta pela pandemia da Covid-19. Para isto, visa a operacionalização da tecnologia social de educação para acesso ao crédito e gestão participativa da rede de associações e cooperativas agroextrativistas que formam o Núcleo do Pequi.

Principais ações realizadas:O primeiro passo para realização deste projeto foi a criação do Fundo Rotativo Solidário do Núcleo do Pequi, que veio por meio da aprovação do regimento interno e implantação do Comitê Gestor. A partir daí, foi oferecido apoio técnico às entidades para elaboração das propostas de crédito, o que já resultou no acesso a crédito por cinco organizações produtivas. A realização do 2º Diálogo em Rede Núcleo do Pequi sobre o Fundo Rotativo veio junto com a elaboração do Plano de Comunicação do Núcleo do Pequi, um importante passo em direção do fortalecimento e promoção da paisagem ecossocial. Além disso foi realizada uma oficina de emissão de notas fiscais e oferecidas diversas assessorias desde o momento da elaboração das propostas para o Fundo, até as etapas de comercialização dos produtos.

Ficha técnica

Município principal:Montes Claros (MG)
Bioma: 
Espécies: 

Galeria