Projeto Fundo ECOS

Educação do Campo e Agroecologia: caminhos para juventude camponesa do Bico

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 144.282,57
Doador
Fundo Amazônia

Apoio para implementação do projeto “Jovens semeando agroextrativismo”, realizado pela AEFA, com foco na expansão de atividades sustentáveis que possam fortalecer as famílias agricultoras da região, bem como a permanência sobretudo de jovens no meio rural, por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e do incentivo à apicultura e à comercialização dos produtos.

Objetivo do projeto: Aprimorar a estrutura física da Associação, possibilitando a realização de atividades de formação voltadas à juventude camponesa da região, a fim de criar referenciais técnicos de base agroecológica, formar e capacitar alunos, monitores, colaboradores e pais na produção com base nos princípios da Agroecologia e despertar na comunidade a consciência sobre a importância da Agricultura Familiar, de uma educação diferenciada para os jovens camponeses e do desenvolvimento sustentável.

Principais ações realizadas:Continuidade das atividades de capacitação das equipes de monitores e de colaboradores da Escola Família Agrícola local e de membros da Associação a que pertence, além do acompanhamento das iniciativas agroecológicas desenvolvidas pelos alunos durante o período de cursos e aulas práticas.

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos
  • Fortalecimento da Sociedade Civil
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Esperantina (TO)
Bioma: 
Público: 

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto

Silmara Silva aplica agroecologia no dia a dia (Acervo ISPN/Raisa Pina)
Comunidades tradicionais e agricultores familiares do Maranhão e do Tocantins mostram que educação, comunicação e a prática do artesanato engajam a juventude e a torna orgulhosa de suas raízes rurais, conscientes de que são elas que sustentam as cidades, para além de suas próprias famílias O desenvolvimento e a modernidade passam pela roça. Essa é […]