Projeto Fundo ECOS

Formação de novas gerações de guardiões e guardiãs Apinajé

Ano de início

  • 2021
Duração11 meses
Valor totalR$ 50.000,00
Doador
USAID

O projeto tem como objetivos o fortalecimento dos guardiões e guardiãs Apinajé que cuidam da barreira de acesso à aldeia/TI, vigilância e monitoramento ambiental da TI e formação em gestão ambiental e territorial para 30 jovens. Pretende realizar esses objetivos por meio de expedições territoriais com os jovens e troca de conhecimentos com os anciãos e anciãs, resgatando conhecimentos esquecidos sobre o território, sua fauna, flora e recursos hídricos. Essas atividades estão ligadas à rotina escolar e entrarão no currículo, contando com a participação dos professores da escola em sua realização.

Objetivo do projeto: O projeto tem como objetivos o fortalecimento dos guardiões e guardiãs Apinajé que cuidam da barreira de acesso à aldeia/TI, vigilância e monitoramento ambiental da TI e formação em gestão ambiental e territorial para 30 jovens.

Principais ações realizadas:Realização de módulo de formação para os jovens envolvidos no projeto sobre as lutas, história da demarcação da TI Apinajé; expedições pelos limites do território, próximo à Aldeia Prata; oficina para elaboração do mapa mental; atividades de vgilância e monitoramento territorial; realização de rodas de conversas com anciãos e anciãs sobre a importância das águas, preservação do território e fortalecimento comunitário; apoio para participação de 4 jovens da aldeia Prata no primeiro módulo de formação para jovens promovido pela coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Tocantinópolis (TO)
Bioma: 
Público: