Projeto Fundo ECOS

Fortalecimento da Aldeia Ywerarenda com a roça kupixa pu’a

Ano de início

  • 2020
Duração12 meses
Valor totalR$ 50.000,00
Doador
USAID

A proposta desse projeto é a implementação de roça tradicional em uma aldeia recém criada ao sul da TI Alto Turiaçu, como meio de consolidação territorial. Além da consolidação territorial, o projeto destaca os benefícios que a roça traz ao povo Ka’apor: segurança alimentar da comunidade beneficiada, transmissão de saberes tradicionais, consolidação da aldeia e proteção territorial, inclusão de jovens, mulheres e idosos no processo de execução do projeto.

Objetivo do projeto: A proposta do projeto é a implementação de roça tradicional em uma aldeia recém criada ao sul da TI Alto Turiaçu, como meio de consolidação territorial. Além da consolidação territorial, o projeto destaca os benefícios que a roça traz ao povo Ka’apor: segurança alimentar da comunidade beneficiada, transmissão de saberes tradicionais, consolidação da aldeia e proteção territorial, inclusão de jovens, mulheres e idosos no processo de execução do projeto.

Principais ações realizadas:O projeto contribuiu para a estruturação da comunidade com a implantação da roça, capacitação por meio da realização de oficinas com orientações dos anciões sobre a cultura da kupixa pu'a, roça tradicional circular Ka'apor; engajamento e participação das mulheres em toda a execução do projeto, desde a limpeza da roça, o plantio, até a produção de farinha.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Zé Doca (MA)
Bioma: 
Público: