Projeto Fundo ECOS

Gestão participativa na Chapada das Veredas, Jequitinhonha (MG)

Ano de início

  • 2022
Duração36 meses
Valor totalUS$ 150.000,00
Doador
GEF

Uma região semiárida no nordeste de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, integra populações de comunidades vizinhas que constituem a paisagem denominada “Chapada das Veredas” e une parceiros que potencializam a resiliência dessas comunidades tradicionais com a construção de planos participativos com base em pesquisas e no saber popular. Para enfrentar barreiras como o acesso limitado aos recursos naturais e a ausência de políticas públicas apropriadas a esta realidade esta proposta tem como estratégia a valorização do tecido social para o auto reconhecimento identitário, o fortalecimento institucional e a incidência política. A meta é disseminar o conhecimento dos saberes e das práticas agroecológicas, promover a equidade de gênero, o acesso aos recursos naturais, a auto gestão e a participação popular, com ênfase ao protagonismo de mulheres e jovens.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Constituir um modelo de desenvolvimento local sustentável, por meio do fortalecimento do tecido social da paisagem Chapada das Veredas e entorno, e do desenvolvimento de alternativas sustentáveis de acesso e gestão dos recursos naturais é o objetivo deste projeto de promoção da paisagem produtiva ecossocial local.

Principais ações realizadas:Inicialmente, foram realizadas reuniões de pactuação conjunta na paisagem que servirão de base para a realização das demais atividades no âmbito do projeto, que terá como marco inicial um evento de lançamento. Além disso, as organizações envolvidas recebem atendimento em assessoria técnica para seleção de novos editais com foco na paisagem do Alto Vale do Jequitinhonha (MG).

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Turmalina (MG)
Bioma: