Projeto Fundo ECOS

Gogi-Gogi Inhegü (doce de mel )

Ano de início

  • 2022
Duração18 meses
Valor totalR$ 149.986,00
Doador
Projeto Ceres

O projeto de Meliponicultura e Apicultura nas Aldeias Kuikuro no Território Indígena do Xingu, Mato Grosso, visa atender à necessidade de geração de renda e segurança alimentar do povo Kuikuro, em um contexto de degradação ambiental e retração do apoio estatal. A iniciativa busca criar apiários e meliponários, capacitar 22 apicultores, incluindo mulheres e jovens, e fornecer equipamentos essenciais para a criação e processamento de mel. Com o apoio técnico do Instituto Socioambiental (ISA) e técnicos indígenas experientes, o projeto pretende melhorar a disponibilidade de alimentos saudáveis, gerar renda com a comercialização do mel excedente, proteger as abelhas nativas e fortalecer a cultura Kuikuro por meio do registro de narrativas tradicionais.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: O objetivo é ampliar a disponibilidade de alimentos para as famílias kuikuro e estabelecer uma fonte de renda através da produção excedente, destinada à comercialização nos mercados locais e externos, em colaboração com o grupo de apicultores do Xingu.

Principais ações realizadas:O projeto realizou uma oficina de apicultura e meliponicultura na aldeia Ipatse, contando com a participação de 22 pessoas, incluindo mulheres e jovens, que são fortemente envolvidos na iniciativa. Um técnico indígena acompanha os novos meliponicultores e apicultores, que enfrentam desafios na captura e proteção dos criatórios contra inimigos naturais. O projeto comprou, entregou e montou as colmeias e também construiu uma casa do mel, para armazenamento dos equipamentos.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social
  • Inclusão Produtiva

Ficha técnica

Município principal:Gaúcha do Norte (MT)
Bioma: 
Público: 

Galeria