Projeto Fundo ECOS

Guardiões Apinajé: produção de mudas e valorização dos saberes tradicionais

Ano de início

  • 2020
Duração17 meses
Valor totalR$ 49.500,00
Doador
USAID

O projeto busca dar continuidade à um conjunto de atividades e projetos da Associação Pyka Mex e da aldeia Prata, situadas na terra indígena Apinajé, município de Tocantinópolis , extremo norte do estado do Tocantins. Temos como objetivo: i) dar continuidade à produção de mudas de espécies nativas do cerrado e distribuí-las para comunidades Apinajé parceiras e outros: ii) apoiar o grupo Gaurdiões Apinajé, formado por jovens guerreiros por ocasião da pandemia do COVID-19; iii) iniciar conversas com as lider anças Apinajé e parceiros para elaboração de “Protocolos de Consulta”. O projeto terá a duração de 12 meses e beneficiará direta e/ou indiretamente pelos menos 24 comunidades Apinajé.

Objetivo do projeto: Dar continuidade à produção de mudas de espécies nativas do cerrado e distribuí-las para comunidades Apinajé parceiras e outros; apoiar o grupo Gaurdiões Apinajé, formado por jovens guerreiros por ocasião da pandemia do COVID-19; iniciar conversas com as lider anças Apinajé e parceiros para elaboração de “Protocolos de Consulta”.

Principais ações realizadas:Implantação de um viveiro na comunidade; produção de cerca de 5 mil mudas coletivamente; distribuição de mudas e sementes para comunidades vizinhas e parceiros; expedições para coleta de semente com a participação de mulheres, jovens e velhos; expedições para reconhecimento dos limites da TI Apinajé; rodas de conversas com anciões, anciãs e lideranças sobre a importância dos jovens conhecerem a história, a tradição e sobretudo, o Território e as ameaças e potenciais que tem nele.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Tocantinópolis (TO)
Bioma: 
Público: