Projeto Fundo ECOS

Kokue, Pohan, Ywy: a roça, os remédios e a terra

Ano de início

  • 2021
Duração18 meses
Valor totalR$ 80.000,00
Doador
Projeto Ceres

Este projeto tem fortalecido as retomadas Guaranis, com ênfase nos efeitos da pandemia de COVID-19 no sul do Mato Grosso do Sul. Além de incentivos à ampliação da roça e da difusão do conhecimento sobre os remédios tradicionais, para a autossustentação e promoção da saúde e boa alimentação, o projeto desenvolve também uma ação de sistematização de saberes relativos à saúde e às formas de cura, que envolvem a fitoterapia e os saberes dos mais velhos Guaranis que habitam na linha de fronteira com o Paraguai.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: O objetivo do projeto é fortalecer a populações que vivem nas terras indígenas retomadas pelos povos Guarani no sul do Mato Grosso do Sul, atingidas pelos efeitos da pandemia de Covid-19 a partir de ações de incentivo à ampliação da roça e do cultivo de remédios, para a autossustentação no que diz respeito ao tema da alimentação e saúde. Para isso, prevê intercâmbio cultural entre os Guarani que vivem nos Estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.

Principais ações realizadas:Com apoio deste projeto, as comunidades atendidas vivenciaram experiências transformadoras, a partir da realização de diálogos sobre a relação entre alimentação tradicional, sistematização de saberes e formas de cura envolvendo a fitoterapia e o conhecimento tradicional do povo Guarani, em forma de vídeos e fotografias, rodas de conversa com grupos de jovens indígenas, intercâmbios de sementes entre as aldeias retomadas na fronteira do Mato Grosso do Sul e as aldeias Guarani do Rio de Janeiro e plantio de mudas nativas e frutíferas nas aldeias Guarani. Como resultado, três vídeos foram construídos sendo eles (1) Kunha Arandu-O conhecimento das Mulheres, (2) Ka'aguy Pohan.-Remédios do Mato, e (3) Ore Kokue-Nossa Roça.

Ficha técnica

Município principal: (MS)
Público: 

Galeria