Projeto Fundo ECOS

Mangues que alimentam vidas

Ano de início

  • 2019
Duração27 meses
Valor totalR$ 149.897,00
Doador
Fundo Amazônia

Duas comunidades de pescadores e catadores de caranguejo no entorno de São Luis (MA), município de Bacabeira, vivem entre o mar, mangues e lagos gravemente ameaçados pelos impactos causados por um conjunto de empreendimentos construídos na região. O fortalecimento da produção pesqueira e da proteção da área de manguezais reforça a luta da comunidade pelo território e torna suas atividades produtivas ainda mais sustentáveis, mais valorizadas e visibilizadas. Para isso o projeto prevê a realização de atividades de formação junto às famílias de pescadores sobre temas como manejo e uso sustentável de recursos pesqueiros e dos manguezais, e a elaboração de um mapeamento dos recursos naturais, incluindo a formação de jovens para atuarem como monitores ambientais.

Objetivo do projeto: Sensibilizar e capacitar pescadores artesanais e catadores de caranguejo das comunidades atendidas pelo projeto para o uso sustentável dos recursos naturais, afim de conservar o meio ambiente com o manejo adequado da coleta do caranguejo e da pesca artesanal, alem de viabilizar e incentivar a comercialização dos produtos minimizando a presença dos atravessadores.

Principais ações realizadas:Por meio do projeto foram realizadas oficinas sobre os temas: segurança alimentar, boas práticas em higiene e manipulação de mariscos, cartografia social, conservação e uso sustentável do caranguejo, conservação e uso sustentável dos manguezais.

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Bacabeira (MA)
Bioma: 
Espécies: 

Galeria