Projeto Fundo ECOS

Marketing ecossocial no impulsionamento de impactos

Proponente: 

Ano de início

  • 2021
Duração12 meses
Valor totalR$ 80.000,00
Doador
Projeto Ceres

Este projeto visa apoiar a implantação de uma estratégia de marketing para impulsionamento das vendas da Central do Cerrado nos canais de vendas virtuais e pontos de vendas físicos da cooperativa em Brasília. Para tanto, será contratada uma agência de publicidade para elaboração e implantação de um plano de comunicação e marketing onde serão executadas ações e campanhas que valorizem a origem social e territorial dos produtos e promovam os atributos e usos dos produtos da sociobiodiversidade do bioma Cerrado. Entre as estratégias estão ações de marketing digital e conversão de vendas nos canais de comercialização virtuais e direcionamento de clientes para pontos de venda físicos da Central do Cerrado na capital federal. Além disso, será implementada uma estratégia de comunicação com foco nos produtos e suas histórias, com ações permanentes voltadas para as gôndolas próprias da Central do Cerrado no varejo, em especial nas nove lojas do Carrefour no Distrito Federal, recém implantadas.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Promover a conservação ambiental do bioma Cerrado e dos modos de vida sustentáveis das populações locais, por meio do fortalecimento e da viabilidade econômica da Central do Cerrado e suas associadas, a partir da implantação de uma estratégia de marketing com foco na ampliação da comercialização e consequentemente da produção agroextrativista deste importante bioma.

Principais ações realizadas:Uma série de ações focadas no alcance do objetivo central deste projeto vem sendo realizada desde sua implantação. A instalação de um estande no Congresso Internacional de Nutrição Funcional em SP, em agosto de 2022 e em março de 2023 no Taste Festival Gastronômico, em Brasília, a campanha de promoção do baru da Cooperativa COPABASE em parceria com o Slow Food, em setembro de 2022. Em parceria com o Programa “Empreender com Impacto”, do Mercado Livre, foi elaborado o design da nova linha de produtos com a marca Central do Cerrado. No início de 2023, foram contratadas uma assessora de comunicação e uma agência de comunicação e montado o Plano de Comunicação previsto no objetivo do projeto, marcando a retomada das ações nas redes sociais a e atualização do site da rede. As ações com Carrefour e outros pontos de venda do varejo em Brasília estão sendo feitas por uma promotora que auxilia na reposição de produtos nas gôndolas, degustações e outras ações promocionais junto aos consumidores.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento da Sociedade Civil
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Galeria