Projeto Fundo ECOS

Foto: Isabella Fagundes/Acervo ISPN

Menire: a força das mulheres Mebengokrê vem da floresta

Proponente: 

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 240.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Projeto participativo das mulheres Kayapó e Panará que buscam empoderamento por meio da autonomia socioeconômica, a partir da ampliação do Plano de Manejo de Cumaru e da reestruturação da cadeia produtiva deste importante produto da biodiversidade local, gerando mais renda e promovendo a melhoria da qualidade de vida familiar. Oficinas de capacitação, intercâmbios, manejo adequado de sementes aumentam ainda mais a efetividade da vigilância nos territórios e a valorização da floresta viva e preservada.

Objetivo do projeto: Fortalecer, valorizar e aperfeiçoar a cadeia produtiva do Cumaru como fonte alternativa de geração de renda das mulheres Kayapos, as Menirere, visando a melhoria da coleta, beneficiamento, armazenamento e de comercialização deste importante produto da sociobiodiversidade do bioma Amazônia.

Principais ações realizadas:Aquisição de equipamentos e insumos para a atividade coletora e para a proteção da atividade das mulheres Kayapos, chamadas de Menire, que permitiu a valorização e o fortalecimento da prática de beneficiamento do cumaru na região. A realização de atividades de capacitação em boas práticas referentes à esta atividade agroextrativista sustentável e a capacitação de uma jovem indígena em tarefas relativas ao processo administrativo e financeiro para liderar e realizar a gestão técnica do projeto enriqueceram ainda mais as experiências promovidas entre as famílias atendidas.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável

Ficha técnica

Município principal:Peixoto de Azevedo (MT)
Público: 
Espécies: 

Galeria