Este Projeto visa fortalecer a atuação de 40 jovens agentes ambientais da Terra Indígena Krikati (Mentwaje Ambiental). Todas as 08 aldeias desse território estarão envolvidas, organizando e providenciando a coleta de sementes, a produção, o plantio e a manutenção de mudas nativas voltadas para a recuperação ambiental e para a sinalização dos limites das áreas mais próximas de sua territorialidade.
Os jovens Krikati já sabem coletar e conservar sementes, produzir e cuidar de mudas nativas. Durante o Projeto, eles manejarão aproximadamente 6 mil Barrigudas em os todos os limites possíveis da Terra Indígena, que representam um perímetro de mais de 190 km.
O trabalho prevê também o manejo de agroflorestas com o plantio de 4 800 mudas nativas diversas e adensadas em áreas dos limites da Terra Indígena com processo de degradação ambiental, alcançando cerca de 8 ha.
Além do projeto ambiental, os Mentwaje desenvolverão um processo de registro audiovisual das atividades. Dessa forma, ao final de um ano, será apresentado um vídeo sobre a história desse primeiro ciclo. O material poderá servir como conteúdo pedagógico na educação local – como para os demais povos Timbira e outros povos do Cerrado – e também como fonte para a construção de um acervo histórico e para a defesa institucional do processo.