Projeto Fundo ECOS

Mentwaje Catiji: os caminhos das Pyr Pex

Ano de início

  • 2020
Duração10 meses
Valor totalR$ 50.000,00
Doador
USAID

Este Projeto visa fortalecer a atuação de 40 jovens agentes ambientais da Terra Indígena Krikati (Mentwaje Ambiental). Todas as 08 aldeias desse território estarão envolvidas, organizando e providenciando a coleta de sementes, a produção, o plantio e a manutenção de mudas nativas voltadas para a recuperação ambiental e para a sinalização dos limites das áreas mais próximas de sua territorialidade.

Os jovens Krikati já sabem coletar e conservar sementes, produzir e cuidar de mudas nativas. Durante o Projeto, eles manejarão aproximadamente 6 mil Barrigudas em os todos os limites possíveis da Terra Indígena, que representam um perímetro de mais de 190 km.

O trabalho prevê também o manejo de agroflorestas com o plantio de 4 800 mudas nativas diversas e adensadas em áreas dos limites da Terra Indígena com processo de degradação ambiental, alcançando cerca de 8 ha.

Além do projeto ambiental, os Mentwaje desenvolverão um processo de registro audiovisual das atividades. Dessa forma, ao final de um ano, será apresentado um vídeo sobre a história desse primeiro ciclo. O material poderá servir como conteúdo pedagógico na educação local – como para os demais povos Timbira e outros povos do Cerrado – e também como fonte para a construção de um acervo histórico e para a defesa institucional do processo.

Objetivo do projeto: O projeto Mentwaje Catiji: os caminhos das Pyr Pex tem como propósito fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelos jovens agentes ambientais indígenas, com ênfase na sinalização dos limites e recuperação ambiental por meio do plantio e cuidados da Pyr Pex (árvore conhecida como “barriguda”, nome científico Cavanillesia umbellata) na Terra Indígena Krikati.

Principais ações realizadas:Mapeamento dos limites da TI Krikati no município de Amarante; Andanças no território para reconhecimento da área; Expedições na mata para coleta de sementes; Plantio de mudas de Barriguda nos limites do território; Implantação de viveiro com mudas de barriguda, açaí e mangaba; manejo das espécies plantadas; articulação com os brigadistas para apoio nas atividades; intercâmbio; registro audi-visual das atividades realizadas;

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Montes Altos (MA)
Bioma: 
Público: