Projeto Fundo ECOS

Muvuca de semente, muvuca de gente

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 240.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Ampliação da capacidade de autogestão e da participação de mulheres e jovens na Rede de Sementes do Xingu, por meio de assessoria técnica, atividades de capacitação e disseminação de estratégias de comunicação, incluindo a produção de podcasts, replicáveis em outros projetos.

Objetivo do projeto: Contribuir para fomentar a cultura agroflorestal e a valorização das cadeias da sociobiodiversidade através da produção comunitária de sementes nativas e restauração ecológica via semeadura direta (muvuca) na região do Araguaia Xingu.

Principais ações realizadas:Utilizando uma técnica tradicional de semeadura direta conhecida como "muvuca", foi feita a restauração de cinco áreas demonstrativas em duas terras indígenas da região atendida pelo projeto, e em um assentamento de agricultores familiares, e propriedade familiar. Além disso, 180 pessoas foram capacitadas durante o projeto. Destacando-se 35 gestores capacitados para o beneficiamento e gestão administrativa da produção de sementes e 69 coletores de sementes, capacitados em restauração ecológica com semeadura direta (muvuca). Um encontro sobre Comunicação envolveu a juventude que, valorizada e fortalecida, resultou na formação de 16 jovens comunicadores capacitados em produção de conteúdo para o programa "A Hora da Muvuca", veiculado por meio de rádio e streaming, em forma de podcast e em grupos de whatapp da Rede e Parceiros. A realização de dois intercâmbios de experiências no Quilombo Ivaporonduva e entre indígenas da TI Pimentel Barvosa e TI Marawatsede, enriqueceram ainda mais as atividades realizadas no âmbito deste projeto de promoção da paisagem produtiva ecossocial na região.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável

Galeria