Projeto Fundo ECOS

NOSSO RIO NOSSA VIDA – apoio às comunidades ribeirinhas no alto Rio Grande

Ano de início

  • 2022
Duração18 meses
Valor totalR$ 238.547,80
Doador
Projeto Ceres

As comunidades ribeirinhas no alto Rio Grande continuam marcadas pela vivência tradicional em beira-rio no gerais do oeste baiano. Contudo, a convivência harmoniosa das comunidades vem sendo perturbada por três motivos: barramento do Rio Grande para projetos hidrelétricos; privatização das áreas coletivas; loteamento da beira do rio para chácaras de lazer. Neste contexto, o projeto NOSSO RIO NOSSA VIDA visa fortalecer a identidade das comunidades ribeirinhas, pautando as vocações das famílias tradicionais para produção de alimentos saudáveis, aproveitamento do coco babaçu e ações de restauração do Cerrado.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Incentivar as comunidades ribeirinhas na produção agroecológica, com vistas à segurança alimentar e à restauração de áreas ribeirinhas degradadas; Fortalecer a cadeia produtiva do coco babaçu com vistas à valorização das quebradeiras de babaçu do oeste baiano; Introduzir e impulsionar práticas de restauração do Cerrado em paisagens das comunidades ribeirinhas.

Principais ações realizadas:assim: Oficinas de capacitações agroecológicas e segurança alimentar; apresentação do aplicativo Tô no Mapa; Mapeamento dos territórios de quebradeiras de coco babaçu; promoção do Encontro de Valorização Cultural do Trabalho das Quebradeiras de Coco Babaçu e intercâmbios; Introdução e impulsionamento de práticas de restauração do Cerrado em paisagens das comunidades ribeirinhas; Fortalecimento da organização comunitária nas comunidades com vistas à atuação em rede.

Ficha técnica

Município principal:São Desidério (BA)
Bioma: 
Temas: 
Público: 
Espécies: 

Galeria