Projeto Fundo ECOS

O Cerrado é meu chão: solidariedade, desenvolvimento e sustentabilidade

Ano de início

  • 2021
Duração15 meses
Valor totalR$ 79.656,00
Doador
Projeto Ceres

O projeto “O Cerrado é Meu Chão: Solidariedade, Desenvolvimento e Sustentabilidade” foi executado na comunidade de Nova Descoberta, no município de São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão. Destinado a fortalecer as famílias agricultoras da região, o projeto focou no desenvolvimento de cadeias produtivas a partir de frutas como cajú, cajá, bacuri e pequi. Por meio de capacitações, intercâmbios, implementação de sistemas agroflorestais e ações de manejo florestal, a iniciativa promoveu o aumento da produção, a diversificação de renda e a preservação do bioma Cerrado.

O projeto se destaca por sua abordagem abrangente, que vai além da produção agrícola, incluindo ações de empoderamento de mulheres e jovens, fortalecimento da organização comunitária e a busca por alternativas de comercialização dos produtos.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Fortalecer a atividade da agricultura familiar em dez comunidades rurais no município de São Raimundo da Mangabeiras (MA) por meio da capacitação, formação e apoio técnico e pedagógico.

Principais ações realizadas:As principais atividades realizadas pelo projeto incluíram a realização de oficinas sobre associativismo, gestão e comercialização, e cursos de cajucultura e agroflorestação. Além disso, foram organizados intercâmbios para conhecer experiências em fruticultura orgânica e comercialização, encontros de socialização e avaliação do projeto, e capacitações em educação ambiental e questões de gênero e geração no contexto do Cerrado.

Ficha técnica

Município principal:São Raimundo das Mangabeiras (MA)
Bioma: 
Espécies: 

Galeria