Projeto Fundo ECOS

Pequi dos Kisêdjê: recuperando a floresta, gerando renda e cuidando da nossa alimentação

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 240.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Consolidação do projeto Hwĩn Mbê, que na língua Kisêdjê significa óleo de pequi. O empreendimento, já em processo de implantação, visa gerar renda a partir de uma atividade tradicional de plantio para recuperação de área degradada em sistema de pecuária-floresta. Uma articulação bem consolidada com uma rede de supermercado e com empresas internacionais aponta para a importância da ação na geração de trabalho e renda e melhoria das condições de vida das famílias envolvidas.

Objetivo do projeto: Fortalecimento e consolidação da cadeia produtiva do pequi como alternativa de geração de renda, de recuperação do território tradicional e de garantia da soberania alimentar do povo Kisêdjê.

Principais ações realizadas:Construção de Agroindústria para benefiicamento do pequi e demais produtos da roça e do extrativismo do povo Kisedje. De forma complementar, foi feita a aquisição de um veículo para apoio na comercialização e gestão da organização da AIK. A realização de um filme sobre o trabalho do pequi e a capacitação em boas práticas de administração e gestão administrativas e financeiras enriqueceram ainda mais as ações no âmbito do projeto.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Canarana (MT)
Bioma: 
Público: 
Espécies: 

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto

Mulheres Kisêdjê preparam o pequi para posterior processamento na miniusina (Foto: Kamikia Kisêdjê/AIK Produções)
Projeto da Associação Indígena Kisêdjê atua para restaurar a floresta e o Cerrado e gerar renda para a Terra Indígena Wawi por meio da valorização do pequi e outros produtos da sociobiodiversidade  Responsável pela produção de um óleo de pequi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, o povo Kisêdjê, que habita a […]