Projeto Fundo ECOS

Produzir, conservar e difundir: diversificando as alternativas econômicas sustentáveis do Território Indígena do Xingu (TIX)

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 500.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Diversificação e ampliação das oportunidades de geração de renda, a partir da gestão participativa, da formação de produtores e gestores e da partilha de experiências com outros povos da bacia do Rio Xingu a fim de fortalecer as alternativas econômicas sustentáveis dos indígenas e a formulação de políticas públicas voltadas à promoção do etnodesenvolvimento no estado, com foco na estruturação das cadeias produtivas, do Sistema Participativo de Garantia – SPG, no diálogo intercultural e na preparação dos xinguanos para uma abordagem técnica e política sobre o etnoturismo.

Objetivo do projeto: Ampliar a atuação da ATIX para todas as regiões Território, por meio de novas e diversificadas oportunidades de geração de renda, com foco na gestão participativa, na formação de produtores e gestores, garantindo sempre produtos e serviços ambientalmente e culturalmente sustentáveis. Espera-se assim, valorizar o conhecimento tradicional e conservar os recursos naturais, evitando o desenvolvimento de atividades exploratórias geradoras de conflitos sociais e degradação ambiental. Além disso, busca-se com este projeto proporcionar a partilha de experiências com outros povos da bacia do Rio Xingu, com destaque para temas como políticas públicas voltadas à promoção do etnodesenvolvimento, no estado do Mato Grosso e em todo o Brasil. Tudo isso zelando, sempre, pela proteção dos recursos naturais, do patrimônio genético, com conhecimento tradicional associado à oferta de alimentos orgânicos para o mercado interno e externo.

Principais ações realizadas:Por meio deste projeto de promoção da paisagem produtiva ecossocial, as aldeias e comunidades atendidas foram equipadas com utensílios domésticos, promovendo melhoria no beneficiamento, consumo, comercialização e ampliação da renda gerada a partir da produção de produtos como farinha, polvilho, sal de aguapé e mel. A valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais das mulheres, desde o manejo das roças até o cuidado, beneficiamento e produção de alimentos, veio como forma de promoção da segurança alimentar e da soberania alimentar no TIX. Também com apoio deste projeto, foi realizada a 1ª EXPOTIX - Exposição de Produtos do Território do Xingu e do1º Seminário sobre desafios de um Turismo sustentável no TIX , que deram visibilidade e proporcionaram espaços de comercialização e de diálogos sobre a valorização e comercialização dos produtos das sociobiodiversidade no Território.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Canarana (MT)
Público: