Projeto Fundo ECOS

Programa açaí 1700: mini fábricas e viveiro ecológico na comunidade do km 1700 (MA)

Ano de início

  • 2022
Valor totalR$ 149.977,00
Doador
Fundo Amazônia

Capacitação de famílias que vivem na “Comunidade do km 1700”, localizada na região de Tocantina (MA), para a produção de café, adubo, tijolos e mudas a partir do caroço do açaí – resíduo da produção que traz preocupação em função do potencial propagação do fogo nos açaizais. Em parceria com uma faculdade local – Facimp – as atividades são direcionadas a comunidades que já trabalham com o extrativismo do açaí, do cajá e do buriti.

Objetivo do projeto: Promoção de ambiente sustentável na comunidade atendida, fruto do aperfeiçoamento e aplicação de técnicas sustentáveis de produção, da geração de renda com o uso responsável dos recursos naturais disponíveis.

Principais ações realizadas:A partir da matéria prima do caroço do açaí, está sendo implementada uma minifábrica de café e uma minifábrica de adubo. Também está sendo adquirido um conjunto de equipamentos para fabricação de tijolo ecológico e outro para automatização do viveiro ecológico de mudas de açaí. O projeto prevê ainda a realização de atividades com foco na comercialização junto à população e o comercio local de amostras dos produtos: adubo, café e mudas de açaí.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal: (MA)
Bioma: 
Espécies: 

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto