Projeto Fundo ECOS

Foto: Isabella Fagundes/Acervo ISPN

Projeto Pãpãã Kja Panará: fortalecendo a cultura e autonomia do Povo Panará

Proponente: 

Ano de início

  • 2019
Valor totalR$ 150.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Fortalecimento das atividades produtivas desenvolvidas pelo povo Panará, como coleta, manejo e comercialização de cumaru, produção e comercialização de artesanato feito por mulheres da aldeia e plantio de roças tradicionais que resultam na recuperação de áreas degradadas.

Objetivo do projeto: Fortalecer, aprimorar e valorizar as atividades produtivas do povo Panara, como roça tradicional, coleta de cumaru, artesanato típico, sistema agrícola tradicional, com o objetivo de promover a segurança alimentar, os saberes tradicionais e a promoção de alternativas de geração de renda.

Principais ações realizadas:Logística da coleta, manejo e comercialização do cumaru qualificada e melhor estruturada com a aquisição de três barcos, cinco motores de rabeta e uma carreta. O resultado veio com a coleta de 230kg de cumaru e venda da produção à empresa especializada, proporcionando mais renda para as familias envolvidas. Foram adquiridos também equipamentos e insumos de segurança para proteção dos indígenas na coleta e realizado atividades de formação em boas praticas de manejo e beneficamento do produto. A atividade do artesanato entre as mulheres da comunidade foi fortalecida como alternativa de geração de renda, por meio da compra de miçangas e pela melhoria da gestão a partir do trabalho da associação, cuja gestão administrativa foi fortalecida com a compra de computador e bateria.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Guarantã do Norte (MT)
Bioma: 
Público: 
Espécies: 

Galeria