Projeto Fundo ECOS

Rede de iniciativas produtivas sustentáveis em Áreas de Proteção Ambiental no Estado do Tocantins

Ano de início

  • 2022
Duração18 meses
Valor totalR$ 497.610,44
Doador
Fundo Amazônia

Apoio a iniciativas produtivas sustentáveis de comunidades rurais, produtores agroextrativistas e artesãos que vivem no Cerrado tocantinense, com foco no mercado regional e na recomendação de políticas públicas voltadas à promoção da soberania alimentar e nutricional, à geração de renda e à melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho entre homens e mulheres do campo.

Objetivo do projeto: Fortalecer as iniciativas de produção agroextrativista de comunidades e grupos organizados residentes em três Áreas de Proteção Ambiental e na região das Serras Gerais (TO), visando ações colaborativas em rede.

Principais ações realizadas:As ações apoiadas por meio deste projeto começaram com o mapeamento de 54 iniciativas de produção agroextrativista. Além disso, com apoio financeiro foram adquiridos equipamentos e insumos. Deu-se início, então às ações de articulação da Rede Regional de Agroextrativismo, que envolve ainda atividades de capacitação envolvendo iniciativas comunitárias.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social
  • Inclusão Produtiva

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto

Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, Associação Onça D'Água, e Laudeci Monteiro, Associação Comunitária de Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (TO), no processamento da farinha de jatobá
Associação Onça D’Água trabalha há 20 anos junto a comunidades rurais que vivem dentro ou no entorno de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), influenciando políticas públicas de conservação da biodiversidade no estado Como fortalecer as Unidades de Conservação (UCs) do Tocantins? Essa é a pergunta que norteia o trabalho da Associação Onça D’Água nos últimos […]