Projeto Fundo ECOS

Toma Corda Carolina: fortalecer o corredor de desenvolvimento agroextrativista do Cerrado Sul Maranhense

Ano de início

  • 2019
Duração28 meses
Valor totalR$ 240.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Fortalecimento da produção e construção de uma rede de dialogo entre as organizações de base comunitária de Carolina com vistas a potencializar a partilha de saberes, a economia solidária e o dialogo com o poder público. O projeto buscou consolidar a experiência de comercialização de polpas de frutas e mel da Associação Bezerra de Morais, assim como apoiar quatro grupos produtivos e associações do município para o acesso aos mercados institucionais e a participação em feiras.

Para isto previu a realização de oficinas de reflexão sobre os princípios da rede de produção e comercialização, assim como a qualificação da infraestrutura básica de produção, beneficiamento e armazenamento da produção agroecológica e agroextrativista. Participaram também do projeto a Associação do Canto Grande e região (comunidade Canto Grande e Morro dos Bodes), a Associação São Manuel (comunidade São Manoel), a Associação dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Carolina – AAPPC (Canto Grande e Lagoa Preta) e Associação Rural de São João da Cachoeira – JOCA (comunidade Itapecuru). O projeto contou com a parceria da AGERP, da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Carolina.

Objetivo do projeto: Fortalecer o corredor de desenvolvimento agroextrativista Cerrado Sul Maranhense, potencializando a partilha de saberes e a economia solidária no território.

Principais ações realizadas:Para planejamento e acompanhamento, as ações se estruturaram, inicialmente, na constituição de um comitê gestor do projeto formado por representantes das associações e dos parceiros do poder público. A partir daí, uma série de oficinas foram realizadas sobre temas como horticultura, aproveitamento integral da mandioca e produção de doces. ALém disso, foi realizado um Diagnóstico Rural Participativo das comunidades envolvidas no projeto para levantamento do potencial de produção local e intercâmbios para a Feira Tecnológica de Balsas e para II Feira da Agricultura Familiar do Riachão. De forma estruturante, foi feita a instalação de um sistema fotovoltaico na agroindústria de polpas de frutas da Associação Bezerra de Morais e a disponibilização de carretas com engate em moto para transporte da produção de hortaliças das famílias da AAPPC, equipamentos para a Casa de Farinha da Associação São Manoel, utensílios e móveis para a cozinha comunitária da JOCA, tendas e material de apoio para a realização de feiras da Associação Canto Grande. Diálogos com o poder público viabilizaram também a realização de feiras e a comercialização da produção para o PNAE.

Categorias de resultado: 
  • Aprimoramento de Políticas Públicas
  • Inclusão Produtiva

Ficha técnica

Município principal:Carolina (MA)

Galeria