Projeto Fundo ECOS

Ure Kuzagwer Uruzekaiw Katu Puttar Murixi Puku Rehe A’e Cuidando do rio Buriticupu a partir da articulação política das Guajajara

Proponente: 

Ano de início

  • 2020
Duração10 meses
Valor totalR$ 50.000,00
Doador
USAID

Este Projeto visa fortalecer a atuação da Comissão dos Caciques e Lideranças da Terra Indígena Araribóia, por meio da articulação política das mulheres indígenas.

O projeto envolverá todas as regiões macropolíticas que são as bases da COCALITIA, região da Araribóia, da Lagoa Comprida, do Barreiro, do Canudal, do Abraão, do Lago Branco, do Jenipapo, do Angico Torto e do Zutiwa.

Será voltado para iniciar o processo de recuperação ambiental das nascentes e margens do Rio Buriticupu, um dos principais recursos hídricos para a tradicionalidade do Povo Guajajara.

Toda a estratégia envolverá a coordenação e a participação efetiva das Mulheres Guajajara.

Objetivo do projeto: O projeto intitulado Ure Kuzagwer Uruzekaiw Katu Puttar Murixi Puku Rehe A’e - Cuidando do rio Buriticupu a partir da articulação política das Guajajara, visando fortalecer a atuação da COCALITIA, por meio da articulação política das mulheres indígenas. Além disso, o projeto estimulou o processo de produção e transmissão de conhecimento entre os velhos, velhas e jovens sobre o Rio Buriticupu entre as etnoregiões da Terra Indígena Araribóia, voltado para iniciação do processo de recuperação ambiental das nascentes e margens, pois o Rio Buriticupu é um dos principais recursos hídricos para a tradicionalidade do povo Guajajara.

Principais ações realizadas:Articulação com os representantes de cada etnoregião, aquisição de ferramentas para auxiliar no trabalho do viveiro e das roças, manutenção da sede da Cocalitia, fortalecimento das ações da Cocalitia, oficina sobre práticas agrícolas, assistência técnica rural.

Ficha técnica

Município principal:Amarante do Maranhão (MA)
Bioma: 
Temas: 
Público: