Projeto Fundo ECOS

Valorizando nossa sociobiodiversidade para proteger o Cerrado

Proponente: 

Ano de início

  • 2022
Duração18 meses
Valor totalR$ 249.164,00
Doador
Projeto Ceres

Este projeto busca garantir a soberania territorial e alimentar através da valorização do Cerrado e dos produtos da sociobiodiversidade do povo Mẽbêngôkre. Os produtos da sociobiodiversidade escolhidos pelas mulheres para receber apoio do projeto foram babaçu, espécie de forte representatividade cultural. E o txokrãpó, o baru Kayapó, pouco conhecido como alternativa nutricional e econômica para este povo. As atividades de fortalecimento da cadeia produtiva do babaçu e estruturação da cadeia produtiva do baru, estão conectadas ao etnomapeamento, que possibilitará conhecimento e vigilância periódica ao território e ao sistema agroflorestal visando o enriquecimento do solo para produção de alimentos e produção de mudas para o fortalecimento do Cerrado.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Garantir a soberania territorial e alimentar através da valorização dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado do povo Mẽbêngôkre-Kayapó da aldeia Kapoto no território indígena Capoto Jarina; buscando fortalecer a cadeia produtiva do babaçu e estruturar a cadeia produtiva do baru, e apoiar práticas de manejo ambiental e territorial com grupos de mulheres e jovens.

Principais ações realizadas:Foram realizadas as atividades inciais de planejamento participativo do projeto e está sendo planejada a oficina de informaçõa e formação das mulheres indígenas sobre a cadeia produtiva do babaçu e baru.

Categorias de resultado: 
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Peixoto de Azevedo (MT)
Bioma: 
Público: 
Espécies: