Projeto Fundo ECOS

Cerrado é vida

Ano de início

  • 2019
Duração33 meses
Valor totalR$ 240.000,00
Doador
Fundo Amazônia

Fortalecimento do cooperativismo e da organização da produção agroextrativista e da biodiversidade do Cerrado a fim de consolidar a agroindustrialização das polpas de frutas e comercialização de produtos da agricultura familiar (óleos vegetais, doces, cajuína, farinha, hortaliças, entre outros). Ações de assistência técnica e de formação de jovens como agentes da sociobiodiversidade, fazem parte da estratégia de fortalecimento da cooperativa, assim como a instalação dos Centros de Referência da Produção Agroextrativista nos municípios de atuação que servem como pontos estratégicos de comercialização da produção e de recepção de frutas para processamento na agroindústria.

Objetivo do projeto: Fortalecer o agroextrativismo por meio da organização produtiva, agroindustrialização e comercialização da biodivercidade do Cerrado, na perspectiva de consolidar a agroindustrialização das polpas de frutas e a comercialização nos diversos mercados existentes, e assim, contribuir na geração de trabalho e renda, na soberania e segurança alimentar e nutricional, na promoção da equidade das relações de gênero e gerações e no uso sustentável dos recursos naturais às famílias atendidas.

Principais ações realizadas:Realização de um processo de formação de jovens com foco no cooperativismo e na agroecologia, instalação do Centros de Referência da Produção Agroextrativista do município de Loreto, articulação de políticas públicas estaduais e federais de comercialização (PROCAF e PNAE).

Categorias de resultado: 
  • Inclusão Produtiva

Ficha técnica

Município principal:São Raimundo das Mangabeiras (MA)

Galeria

Aprofunde-se nas histórias deste projeto

Alimentação saudável e geração de renda no campo
Você sabia que dá para conciliar alimentação saudável nas escolas e fortalecimento da economia no campo? A Cooperativa Agroecológica pela Vida do Cerrado Sul Maranhense (COOPEVIDA) é um exemplo desse ciclo sustentável ao comercializar a produção de seus cooperados, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para escolas municipais de São Raimundo das […]