Projeto Fundo ECOS

Conservação da água e da vida na RDS Tamanduá e Poções (MG)

Ano de início

  • 2020
Duração16 meses
Valor totalUS$ 25.000,00
Doador
Projeto TICCAs

Diante do desafio de preservar as práticas tradicionais relacionadas à cultura local, este projeto é voltado ao fortalecimento do processo de criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, à ampliação do acesso da comunidade aos recursos hídricos disponíveis.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Diante do grandes desafios apresentados na região, o objetivo do projeto é fortalecer as iniciativas de produção, gestão, conhecimento e capacitações em comunidades rurais que compõem a área prevista para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tamanduá e Poções, no município de Riacho dos Machados.

Principais ações realizadas:O apoio do projeto resultou na elaboração de laudo antropológico do quilombo de Paixe Bravo, na mobilização e na ampliação da articulação com foco no fortalecimento da gestão territorial e no reconhecimento oficial do território enquanto Unidade de Conservação. Neste sentido, foram realizadas visitas técnicas para cadastramento e mapeamento das famílias e seus sistemas produtivos, acompanhamento técnico e social das comunidades e aplicação de ferramentas de comunicação para potencializar as ações. Atividades como capacitação em produção de hortaliças, beneficiamento e comercialização de produtos do Cerrado, produção de medicamentos naturais, conservação de nascentes e implementação de sistemas de reaproveitamento de água de reuso, resgate de sementes crioulas são ações que enriqueceram ainda mais as experiências no âmbito do projeto.

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos
  • Conservação por Meio do Uso Sustentável
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social
  • Inclusão Produtiva

Galeria