Projeto Fundo ECOS

Quilombos da Bocaina e do Barreiro: suas águas e tradições resgatadas

Ano de início

  • 2021
Duração13 meses
Valor totalUS$ 27.727,17
Doador
Projeto TICCAs

Projeto voltado à promoção da segurança alimentar e à ampliação da geração de renda a partir da perspectiva agroecológica. Com isso, busca-se a preservação de vidas, da tradição e da cultura das comunidades envolvidas, com foco no empoderamento das mulheres e no incentivo às juventudes dessas comunidades por meio de ações como monitoramento da poluição do ar e da água, recuperação de nascentes e outras áreas degradadas, implantação de viveiros, hortas e canteiros de ervas medicinais, adaptação de técnicas agrícolas tradicionais e redesenho dos agro ecossistemas que fortaleçam os territórios quilombolas representados por duas associações comunitárias.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Reconhecer e fortalecer os territórios quilombolas, recuperando nascentes e áreas degradadas, implantando viveiro, hortas e canteiros de ervas medicinais, preservando as vidas, a tradição e a cultura das comunidades.

Principais ações realizadas:O projeto focou em promover debates sobre a sustentabilidade dos territórios quilombolas, por meio de intercâmbios, oficinas de capacitação e promoção da cartografia social nas comunidades de Bocaina e Barreiro. Foi instalada horta comunitária na comunidade de Bocaina; cinco nascentes no Barreiro e uma nascente em Bocaina foram identificadas e iniciados processos de proteção recuperação, com cercamento, identificação com placas e limpeza por meio de mutirões. Ainda com apoio do projeto, foi realizada a reforma do Escritório da Associação da Bocaina.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Piatã (BA)
Bioma: 
Público: