Projeto Fundo ECOS

Retireiras do Araguaia e seus saberes tradicionais do bordado tecendo protagonismo socioprodutivo

Ano de início

  • 2021
Duração18 meses
Valor totalUS$ 23.119,39
Doador
Projeto TICCAs

A arte do corte-costura e do bordado como ferramenta de valorização e potencialização dos saberes tradicionais do grupo de mulheres Retireiras do Araguaia, fortalecendo a organização por meio do empreendedorismo feminino, com foco no aperfeiçoamento das técnicas dos bordados, divulgação e vendas de suas artes, valorizando o processo de resistência e sua autonomia financeira.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Fortalecer a auto-organização, o empreendedorismo e a geração de renda das mulheres Retireiras do Araguaia, em especial no enfrentamento à pandemia da Covid-19, por meio da divulgação e venda virtual do artesanato produzido no território.

Principais ações realizadas:A realização de oficinas para aprimorar e profissionalizar as técnicas do saber tradicional do bordado das Retireiras do Araguaiafortaleceram ainda mais o trabalho destas mulheres. Complementarmente, foi realizado um estudo sobre a cadeia dos insumos dos bordados (tecidos e linhas de algodão orgânico) e sobre estratégias de comercialização dos produtos na comunidade. A implementação de estratégias de comunicação virtual e marketing para valorização do empreendedorismo feminino veio como enfrentamento dos efeitos econômicos negativos da pandemia do Covid-19, que resultou na criação de um catálogo dos bordados e produtos das Retireiras.

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Luciára (MT)
Bioma: 
Temas: 

Galeria