Projeto Fundo ECOS

Saberes e fazeres ancestrais do povo Kalunga sobre plantas medicinais nativas e cultivadas

Ano de início

  • 2021
Duração18 meses
Valor totalUS$ 28.608,68
Doador
Projeto TICCAs

Plantas medicinais conhecidas pelos anciãos e anciãs Kalunga estão no centro deste projeto que surge da necessidade de ter o registro deste importante saber tradicional. Para isso, reúne jovens, mulheres e anciãos/anciãs em uma pesquisa com saídas de campo para coletas das plantas, registros de imagens, de informações de uso e de práticas de manejo. A proposta envolve ainda identificação de áreas mais importantes para a conservação das plantas medicinais do cerrado no território. O resultado de todo esse trabalho será consolidado em uma publicação cuja venda será revertida para a Associação Kalunga Comunitária do Engenho II e comunidades envolvidas.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Promover a transmissão de conhecimento tradicional entre membros anciãos e jovens da comunidades, e organizar um livro contendo o registro deste conhecimento tradicional Kalunga, especificamente sobre as plantas medicinais nativas do Cerrado e cultivadas.

Principais ações realizadas:Com apoio do projeto foram realizadas oficinas com temas de grande importância para o fortalecimento da atividade produtiva e da comunidade local como um todo, como resgate de práticas de feitio de bonecas abayoni, cianotipia, práticas das raizeiras e fotografia.

Categorias de resultado: 
  • Fortalecimento dos Modos de Vida das Comunidades e Inclusão Social

Ficha técnica

Município principal:Cavalcante (GO)
Bioma: 
Público: