Projeto Fundo ECOS

Ticcas Sertão Veredas-Peruaçu: cartografia social, água e feminino

Ano de início

  • 2021
Duração10 meses
Valor totalUS$ 28.608,68
Doador
Projeto TICCAs

Ativação da Rede de Conhecedores e Pesquisadores Locais, formada por filhos das agricultoras da região do Sertão Norte mineiro, para apoio na construção das cartografias sociais e reconhecimento dos rios do mosaico. Além do “desvelar”, a ação de cartografias proporciona uma metodologia emancipatória, próxima e autônoma de reconhecimento dos territórios, com base em duas dimensões: fortalecimento das mulheres ribeirinhas e ação de sensibilização territorial.

Apoiadores e financiadores

Objetivo do projeto: Fortalecer o território a partir da Rede de Conhecedores e Pesquisadores Locais do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu por meio da transmissão de saberes, pesquisa-ação e criação de protocolos bioculturais comunitários em tempos pandêmicos, com o conhecimento e comunicação de aprendizados, de práticas e de alterações dos terittórios, possibilitado pelas cartografias de escuta das mulheres sertanejas na relação com seus rios.

Principais ações realizadas:Muita riqueza de saberes tradicionais se desvendou e foi partilhada em oficinas de capacitação nas temáticas de comunicação, cartografias e águas, de forma integrada, com as trilhas Griô, pela rede de pesquisadoras e mobilizadoras sociais. Realização de pesquisa sobre a qualidade da água e mobilização das comunidades para o reocnhecimento do território como TICCAs e cadastro das comunidades no Tô no Mapa são ações também realizadas pelo projeto.

Categorias de resultado: 
  • Compartilhamento de Conhecimentos

Ficha técnica

Município principal:Chapada Gaúcha (MG)
Bioma: 

Galeria